domingo, 24 de maio de 2009

Continentes


Quando se observa indirectamente a superfície da Terra, seja através de fotografias de satélite, seja num planisfério ou globo, os continentes e oceanos parecem ser unidades fixas. No entanto, o nosso planeta não é um corpo estático, pelo contrário é um corpo sujeito a contínua actividade.
Estudos ligados à paleontologia mostram que as posições relativas aos oceanos e continentes variaram ao longo da história geológica da Terra.
225 Milhões de anosExistia um único oceano – Pantalassa – que rodeia o super-continente – Pangeia.
200 Milhões de anos Já se distinguiam dois conjuntos continentais, a Laurásia a Norte e Gondwana a Sul. Entre estes conjuntos situava-se um amplo oceano – o Mar de Tétis.
135 Milhões de anos Iniciou-se a formação do Atlântico Norte e a fragmentação do antigo continente da Laurásia, originando duas massas, continentais: a ocidente a América do Norte e a oriente a Eurásia.
65 Milhões de anos Principiou-se a separação entre a América do Sul e a África, devido à formação do Atlântico Sul. Continuou a separação entre a América do Norte e a Eurásia e a expansão do Atlântico Norte.
50 Milhões de anos Uniram-se as duas Américas através do Istmo do Panamá, a América do Sul deslocou-se para Norte e a massa continental da Índia foi-se deslocando para Norte até chocar com a Ásia. Em consequência deste choque originou-se o sistema montanhoso dos Himalaias.
Concluindo, apenas há 50 milhões de anos a Terra assumiu a forma e as posições actuais dos continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário